POR UMA ESCOLA MAIS DEMOCRÁTICA / João Freitas
Este livro trata de situações do cotidiano escolar e de vivências educacionais, as quais abrem e fecham a porta para a participação popular. A democracia dentro de um espaço escolar não se faz por decreto, nem mesmo simplesmente porque a legislação garante, o fruto de uma concepção de educação construída no próprio espaço escolar. Esta discussão precisa invadir o interior da escola, permear caminhos e expandir para fora dela.
Nenhum espaço é democrático de fato principalmente apenas entre gestores, ou se quando muito, envolver o corpo docente. Pensar na escola enquanto espaço democrático é colocar todos na roda, é enfrentar seus conflitos encarando seus desafios, pois só unindo forças podemos alcançar de fato a educação de qualidade. A qual não se faz privatizando sua proposta pedagógica ou apostilando, mas sim dando um significado à escola quando esta compartilha a construção com sua comunidade.
Este livro traz reflexões que nos permitem analisar e refletir o cotidiano escolar e, principalmente, a participação das famílias em todo o processo: desde o dia a dia da escola até a construção de uma proposta pedagógica, abrindo assim a possibilidade de uma nova forma de organizar os espaços escolares voltados para a aprendizagem dos alunos numa perspectiva humana, e não como objetos de aprendizagens.
Compartilhar a gestão de uma escola pública com o bairro não é de forma alguma fácil, mas também não é impossível, porém exige arregaçar as mangas e não ter medo de encarar os desafios e valorizar os potenciais, tanto dos espaços quanto dos próprios moradores.
João Batista de Freitas é professor da rede municipal de Embu das Artes, formado em Pedagogia pela UNESP, ministra palestras sobre educação, possui artigos publicados na Direcional Escolas e Linha Direta Educação por Escrito. Além de pesquisa Educação Infantil e Gestão Escolar também trabalha com formação de professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
Serviço:
Por uma Escola Mais Democrática
João Freitas
Scortecci Editora
Ensino
ISBN 978-85-366-1447-2
Formato 14 X 21 cm – 112 páginas
1ª edição - 2009